DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO

REGULAMENTO INTERNO

 

Sport Futebol Damaiense

 

INTRODUÇÃO

Serve este Regulamento Interno como instrumento de orientação definindo o regime de funcionamento do departamento de futebol de formação, sendo um documento que define os direitos e deveres de cada um dos intervenientes do Departamento de Formação do Sport Futebol Damaiense.

Aplica-se a todos os elementos a partir do momento que esta inicia as suas atividades, e a partir do momento que todos os seus intervenientes iniciam as suas funções.

Este documento tem como objetivo garantir a coerência desejável das atitudes e dos comportamentos dos atletas e de todos os elementos que desempenham funções nesta estrutura de forma a congregar em do SF Damaiense os familiares dos jovens atletas, a comunidade e dirigentes do Damaiense através de um ambiente saudável e cordial e da realização de eventos e promoções sociais.

 

SÍMBOLO DO CLUBE E DA ACADEMIA

   

 

INSTALAÇÕES

A prática do futebol de formação desenvolve-se no recinto do Sport Futebol Damaiense, no campo principal de piso sintético e no campo secundário também de piso sintético.

O complexo desportivo possui balneários, gabinete médico, sala de arrumações, casas de banho públicas secretaria servindo de apoio informativo e administrativo, sala de reuniões, gabinetes da direção, gabinete de apoio ao futebol e loja. 

 

UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

O acesso ao campo de futebol é condicionado aos tempos efetivos de treino (horário do treino), contudo aconselha-se a chegada ao recinto com a antecedência necessária.

Os praticantes só entram no campo de futebol após a indicação do treinador para início do treino, devendo aguardar a sua chegada, de forma disciplinada.

Durante os treinos, jogos ou atividades, os Encarregados de Educação não poderão entrar na zona de balneários, sem autorização prévia do respetivo Diretor ou Treinador.

No decorrer dos treinos, jogos ou atividades, os Encarregados de Educação deverão permanecer nos locais indicados, não sendo permitido a sua permanência dentro do relvado.

 

REGIME DE FUNCIONAMENTO

O Damaiense e a Academia de Futebol Damaiense iniciam a sua atividade (treinos) a meados de Agosto, terminando em finais de Junho de 2019

Nas interrupções escolares pelo Natal, Carnaval e Páscoa o Clube dará continuidade ao seu trabalho, no entanto estará encerrada em dias posteriormente definidos. Sendo todos os seus elementos informados.

– Se por razões de força maior, o(s) treinador(es) se virem impossibilitados de comparecer no treino à hora definida, a escola providenciará se possível uma substituição do treinador em questão.

– A ausência dos treinos, jogos e/ou atividades por parte dos atletas, deve ser sempre justificada ao Treinador respetivo ou ao Delegado da Equipa, de preferência com antecedência.

 

HORÁRIOS E PROCEDIMENTOS

a)A secretaria estará aberta todos os dias uteis das 11h30m às 20h30m

b) Inscrição:

É realizada mediante o preenchimento da respetiva ficha de inscrição e leitura obrigatória do Regulamento Interno, comprometendo-se o Encarregado de Educação/Representante Legal ao seu cumprimento. No ato da inscrição o praticante terá que pagar uma taxa de inscrição e o seguro desportivo e com direito ao atestado médico de robustez e receberá um cartão de identificação. Deverá o atleta a adquirir no momento da inscrição o Kit de Treino e o Fato de Treino oficial do clube. É expressamente proibido o uso de fatos de treino ou de equipamentos de treino com símbolos de outros clubes.

c)O pagamento das mensalidades só é possível mediante a apresentação do cartão de atleta

d)As mensalidades deverão ser pagas, antecipadamente até ao dia 8 de cada mês. Atleta ausente por lesão não implica o não pagamento das mensalidades.

e)As mensalidades são apenas referentes aos treinos. Os jogos são um complemento que o clube dá aos atletas.

f)Caso não seja efetuado o pagamento durante 2 meses, o atleta será considerado desistente do Damaiense. Se o mesmo quiser retomar os treinos, terá de se reinscrever.

g) Formas de Pagamento:

– O pagamento da inscrição deverá ser efetuado no momento da realização da mesma, através de cheque, numerário ou multibanco. O pagamento das mensalidades deverá ser feito em numerário, cheque ou multibanco na secretaria do Damaiense.

– Qualquer desistência de frequência deve ser comunicada por escrito com 30 dias de antecedência, sendo suspenso o pagamento da mensalidade a partir do mês seguinte.

 

LESÕES

1 – Todas as lesões em treino ou jogo, deverão ser comunicadas de imediato ao treinador, e este de acordo com o departamento médico indicará o procedimento a seguir.

2 – Sempre que o atleta tenha que se dirigir ao Serviço de Urgência do SNS, não deve dar entrada como acidente desportivo, pois as franquias pagas para tal são elevadas (entre os 75€ e os 125€), e na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento hospitalar, uma vez que o clube tem um protocolo com a Clinica Lambert.

3 – Quando o acidente der origem a faturas (farmácia, etc.), estas deverão vir em nome do Sport Futebol Damaiense com o NIF: 501218491.

 

DISPOSIÇÕES COMUNS

Todos os elementos do Departamento de Formação devem:

a) Promover entre si um bom convívio, de modo a que no clube se viva um clima de harmonia e sã camaradagem;

b)Colaborar ativa e empenhadamente para que a ação educativa e formativa seja de todos;

c)Ser assíduos e pontuais no cumprimento dos horários;

d)Zelar pela conservação do material de treino, do campo de futebol bem como de tudo o que é propriedade do Sport Futebol Damaiense e, portanto, do interesse comum;

e)Respeitar as regras de higiene quando permanecerem ou circularem nos espaços desportivos;

f)Adotar atitudes e comportamentos dignos dentro do recinto desportivo;

g)Proceder com correção para com todos os elementos do clube;

h)Cumprir e zelar pelo cumprimento do Regulamento Interno.

 

DEVERES DO CLUBE:

1 – Tratar e respeitar de igual modo todos os atletas, assim como os respetivos pais ou encarregados de educação.

2 – Dar a todos os atletas as mesmas condições para uma boa aprendizagem em treino, reservando-se ao direito de escolher os atletas convocados para representar o clube nas competições que participe.

3 – Tratar e se necessário promover o tratamento de todos os atletas que tenham lesões ao serviço do Damaiense.

4 – Zelar pelas deslocações e acompanhamento adequado aos atletas, nos jogos ou atividades.

 

NORMAS DE CONDUTA DOS TREINADORES

a)Respeitar todos os atletas, funcionários, diretores e pais/encarregados de educação dos atletas;

b)Planear e orientar todas as sessões de treino de acordo com os objetivos definidos;

c)Ensinar os conteúdos através de atividades seguras e adequadas às necessidades e características dos praticantes;

d)Valorizar fundamentalmente o esforço e o progresso na aprendizagem;

e)Ensinar e desenvolver nos praticantes as regras de jogo, espírito de fair play e comportamento desportivo apropriado;

f)Garantir que os praticantes se divirtam e se desenvolvam enquanto jogadores de futebol e pessoas;

g)Proporcionar às crianças e jovens a alegria e o prazer do jogo, promovendo o gosto e o hábito pela prática desportiva;

h)Não utilizar e não permitir que seja utilizada linguagem abusiva;

i)Ser responsável por levantar todo o material de treino; no final do mesmo, recolher e certificar-se que todo o material desportivo levantado é entregue ao funcionário da rouparia;

j)Ser o primeiro a entrar no recinto de jogo e ser o último a sair.

ATLETAS

À inscrição do atleta no Sport Futebol Damaiense corresponde direitos e deveres:

 

DIREITOS DO ATLETA

a)Usufruir de treinos de qualidade de forma a proporcionar a realização de aprendizagens bem-sucedidas;

b)Usufruir de um ambiente proporcionado pelo treinador que permita condições ótimas para o seu desenvolvimento físico, técnico, tático, psicológico, intelectual, moral, cultural e cívico, como também para a formação da sua personalidade;

c)Usufruir de competições federadas na Associação de Futebol de Lisboa;

d)Usufruir das instalações desportivas, nomeadamente, de balneário equipado com banhos, sanitários, vestuário com padrão ótimo de higiene;

e)Ver reconhecido e valorizado o mérito, a dedicação, o esforço no treino e no desempenho escolar e ser estimulado nesse sentido;

f)Ser assistido de forma pronta e adequada em caso de lesão manifestada no decorrer dos treinos. Tratado com respeito e correção por qualquer elemento da instituição.

g)As atividades são parte integrante do funcionamento do Damaiense e do processo de desenvolvimento do atleta. Ao inscrever-se, o atleta, está a assumir o compromisso de participar em todas as atividades para as quais é convocado.

 

DEVERES DO ATLETA

a)Todos os atletas, antes de iniciar a sua atividade, têm que se inscrever na secretaria do clube mediante o pagamento de uma inscrição e da respetiva mensalidade;

b)O pagamento da mensalidade é impreterivelmente efetuado até ao dia 8 do mês corrente; em caso de incumprimento, o atleta não pode ser convocado; a partir do 15º dia do mês corrente, se houver incumprimento não pode usufruir dos treinos;

c)Comparecer com pontualidade a todos os compromissos firmados (treinos, jogos ou atividades) e devidamente equipados.

d)O atleta que não se apresentar devidamente equipado, não poderá participar nos treinos, jogos ou atividades.

e)O equipamento deverá estar sempre limpo.

f)É obrigatório o uso de equipamento adquirido no Clube e caneleiras.

g)As botas deverão ter os atacadores apertados.

h)Não é permitido o uso de acessórios que possam causar ferimentos (brincos, piercings, etc.) durante os treinos, jogos e atividades.

i)Comparecer a todos os exames e tratamentos médicos que sejam necessários e a todos os tratamentos preconizados pelos serviços clínicos

j)Seguir as orientações do treinador relativo ao processo de treino;

k)As faltas aos treinos e às competições deverão ser devidamente justificadas, com antecedência ou no dia seguinte; a falta da justificação no prazo estabelecido implica uma sanção desportiva da parte do treinador;

l)Respeitar a integridade física e moral de todos os elementos do clube; a falta de respeito ao treinador, diretor ou a qualquer outro funcionário do clube origina à abertura de um inquérito para processo disciplinar;

m)Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, bem como do material de treino, fazendo uso correto dos mesmos;

n)Ser cuidadoso com o seu corpo (evitando o excesso de peso após as férias, deitar tarde na véspera dos jogos, etc…);

o)Colaborar em todas as ações de cariz social ou promocional que o SF Damaiense participe ou promova

p)Conhecer as normas de funcionamento da secretaria e do regulamento Interno, cumprindo-as integralmente;

q)Respeitar e servir o Clube com a melhor vontade e respeito.

 

DISCIPLINA

– É expressamente proibido contestar de forma desapropriada a convocatória;

– Treinar ou representar outros clubes, sem prévia autorização do coordenador técnico;

– A violação pelo praticante de alguns deveres e normas de conduta previstos no Regulamento Interno em termos que se revelem perturbadores do funcionamento normal do clube (treinos/jogos), constitui infração disciplinar a qual pode levar à aplicação das seguintes medidas disciplinares:

  1. a)Repreensão
  2. b)Suspensão
  3. c)Expulsão

– As medidas disciplinares a aplicar serão analisada, posteriormente ao inquérito, por uma comissão constituída pelo Presidente da Direção, pelo Coordenador do Departamento de Formação, pelo Diretor da equipa, pelo Treinador e pelo capitão da equipa ou subcapitão, no caso de se tratar de ser o capitão o infrator;

 

NORMAS DE CONDUTA DOS PAIS

–    Respeitar as regras de boa conduta

–    Após os treinos, fale com o seu filho sobre os aspetos positivos e negativos da sua prestação, enfatizado os positivos;

–    Apoie o seu filho, mas não lhe dê indicações (deixe isso a cargo dos Treinadores);

–    Elogiar o esforço e os progressos conseguidos pelos atletas;

–    Não discutir com os agentes desportivos;

–    Não criticar os resultados alcançados pelos atletas

–    Aplaudir todas as boas jogadas;

–    Privilegiar e incentivar a relação entre os atletas e a equipa técnica;

–    Seja o principal fã do seu filho;

–    Respeite os Treinadores, os outros Pais e todos os Praticantes;

–    Fomentar um bom relacionamento com acompanhantes das equipas adversárias;

–    Não esqueça que o jogo é para as crianças e não para a glória dos Pais

–    Conciliar a atividade escolar com a atividade desportiva;

–    Comportamento respeitador e comedido perante os resultados e ajudá-los a lidar com a derrota e a saber ganhar;

–    Não criar expectativas exageradas sobre o futuro desportivo dos filhos;

–    Não recorrer, à proibição da prática desportiva como castigo dos resultados escolares, mas sim, em conjunto com a estrutura do clube delinear estratégias para ajudar a ultrapassar esses resultados;

–    Ajude o seu filho a centrar-se na prestação e não no resultado;

 

REUNIÕES / CONTACTOS COM OS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

– No início de cada época desportiva poderá haver uma reunião, por escalão ou escalões, entre o coordenador desportivo, os treinadores e os pais dos praticantes com o intuito de abordar a época desportiva, estabelecer e planear todo o trabalho futuro.

– No final do período o treinador principal de cada escalão realizará uma ficha de informação (ficha de avaliação) de cada praticante, sendo um meio de fornecer informações aos praticantes e aos respetivos pais sobre o comportamento e o aproveitamento do praticante no Clube.

– O contacto com os encarregados de educação é de vital importância para facilitar o trabalho do treinador na formação do jovem futebolista. Assim, sempre que os pais quiserem obter informações dos seus filhos, podem fazê-lo com o respetivo Delegado da Equipa ou Coordenador Desportivo.

– Poderão estabelecer-se reuniões periódicas a nível geral/grupo, como também a nível Individual. Ficará ao critério de cada treinador o estabelecimento das datas propícias a essas mesmas reuniões e as suas formas de contacto (pessoal, telefone, carta, e-mail).

 

INFORMAÇÕES

– Os atletas não devem levar para os treinos/jogos, objetos de valor. Caso tragam objetos de valor para o treino, deve deixá-los com os Encarregados de Educação ou com um responsável da Academia (Treinador, Delegado.) e nunca nos balneários. O Damaiense não se responsabiliza pela perda/danos de quaisquer valores

– Em caso de lesão (acidente) o Clube contacta a família e se for necessário por impossibilidade dos pais, levará o praticante para o local mais adequado (hospital, consultório médico/massagista).

– Existirá na secretaria da escola, o Documento Orientador, que poderá e deverá ser consultado por todos os elementos da escola.